Quem Somos

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1980 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, entre outros. O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa.

Para isso, a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental.

Portanto, no Ibase privilegiamos a atuação em rede: somos um ator com conexões mundiais e raízes locais. Essa ação em rede propiciou iniciativas marcantes na renovação e no fortalecimento da democracia, dentre elas a Campanha contra a fome de Betinho, nos anos 1990, o projeto de balanço social das empresas, o Alternex (primeiro provedor de internet no Brasil), os Diálogos contra o Racismo, a participação na criação e consolidação do Fórum Social Mundial e campanhas como a Pacto pela Cidadania – Favela é Cidade, sobre o PAC das favelas no Rio. A história de 30 anos do Ibase se confunde com a da reconstrução da democracia no Brasil.

Nesse sentido, faz parte do trabalho do Ibase a disputa política em torno da questão do desenvolvimento. Qual desenvolvimento queremos para o Brasil? Qual o sentido que tal conceito deve ter quando pensado desde a sociedade, os movimentos sociais, a cidadania em suas múltiplas expressões e dimensões? O que se entende por desenvolvimento, deve responder apenas às prioridades do capital? Beneficiar apenas às grandes empresas, nacionais ou forâneas?  

Nesse contexto, desde 2005 o Ibase deu início a um processo de incidência que busca a democratização do principal agente financeiro do modelo de desenvolvimento no Brasil: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante mais de uma década, temos propiciado o diálogo crítico com relação ao papel do BNDES, envolvendo diversos atores da sociedade civil e da própria instituição, patrocinando pesquisas e debates, produção de materiais e informações relevantes, incluindo a pressão sobre o Banco para publicizar amplamente as informações relativas a suas operações de crédito, tanto Brasil quanto fora. Com a criação em 2007 da “Plataforma BNDES”, iniciativa que funcionou até 2012, ganhou fôlego o debate sobre o Banco na sociedade brasileira. Hoje, o Ibase participa de espaços como o Fórum BNDES-Sociedade Civil e a Coalizão Regional pela Transparência e pela Participação, buscando aprofundar o debate e o pensamento crítico sobre o papel do BNDES como ator do desenvolvimento.

Para maiores informações sobre a ação do Ibase com relação ao BNDES, clique aqui. Ademais, em nosso site institucional você pode ter acesso a informações detalhadas sobre o trabalho da nossa instituição, suas diversas áreas de incidência e seus projetos.